O mais novo jornal sobre cultura e arte da cidade de Divinópolis, criado e idealizado pelo pintor e escritor Jeferson Dias. O jornal promete muito já que sua veiculação é mundial e melhor ainda, o jornal é totalmente gratuito, no formato pdf, com muita qualidade para o leitor exigente.
Origem da idéia.
A idéia surgiu da necessidade de se criar algo para divulgar os trabalhos artísticos e culturais de Divinópolis, já que outros jornais não o fazem e quando o fazem muito pouco, infelizmente as pessoas se esqueceram da arte e da cultura e como diz a música do titãs “a gente não quer só comida agente quer bebida, diversão e ARTE”.
Outro ponto na qual serviu de gatilho para originar esta revista foi o fato de que muitos artistas e pessoas ligadas a cultura em geral não possuem contato um com os outros o que faz com que parcerias sejam impossíveis de ser feitas, como diz um escritor divinopolitano “os escritores desta cidade se escondem, devem ter medo de sair de casa”. É muito importante que se tenha um ponto de referencia para noticiar o que ocorre no mundo da arte e da cultura de Divinópolis, pois não é de interesse de um pintor por exemplo comprar uma revista na qual grande parte de seu conteúdo fala de futebol com a esperança de ter noticia de algo ligado a arte, o que ocorre uma vez na vida e outra na morte. No entanto, o jornal solaris será destinado às pessoas interessadas na cultura de Divinópolis, não será um jornal para reportar um acidente, crime, escândalos da política, etc. pois isto os outros jornais o fazem.
Por que fazê-lo em formato pdf.
Poderíamos fazê-lo direto em um site, onde o leitor entra e logo se depara com a noticia sem precisar baixar algo, porém na outra semana aquela noticia já não estaria mais ali para uma futura consulta, o que não ocorre com o pdf que fica armazenado no HD do leitor, tornando o jornal um objeto “colacionável”, além de que não custa nada esperar alguns segundo para baixar um jornal e ter a notícia para uma futura consulta.
Uma vantagem do jornal digital em cima do jornal impresso, é que o jornal digital será veiculado no mundo inteiro, o que ajudará a expor a arte e cultura de Divinópolis não só para a população de Divinópolis e sim para o mundo inteiro. Uma pessoa no rio de janeiro poderia ver por exemplo algo relacionado com algum festival cultural que ocorreria em Divinópolis no jornal e caso for de seu interesse poderia vir até aqui para participar, o que não ocorreria com um jornal que seria veiculado apenas na região.
Além da veiculação, o custo e a velocidade na publicação também possui vantagens; o jornal digital pode ser facilmente publicado na internet, questão de minutos, e logo já está pronto para o leitor fazer o download, o que não ocorre com o impresso que deve ser, como o próprio nome diz, impresso, distribuído, vendido e só então lido, o que leva tempo e requer mais dinheiro.
Origem do nome.
O nome solaris vem de sol, que tem relação com a distribuição. O sol distribui diariamente a sua luz e graças a ele estamos vivos, mas o sol não distribui seus raios apenas à uma pequena região, estado ou país, ele distribui para todo o planeta e não cobra nada por isso, seus raios são gratuitos bastando apenas sair da sombra e recebê-los, assim como o jornal solaris, que é distribuído a todo mundo e para todas as pessoas conectadas a internet. Este é o motivo pela qual o jornal, assim como a editora, chamam solaris, em homenagem a este grande e maravilhoso astro chamado Sol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário